quinta-feira, 10 de maio de 2012


Grávidos de Deus.


As escrituras nos afirma que somos o templo ou a morada do Espírito Santo. O templo é um lugar de encontro, onde o homem encontra Deus. Dentro de nós, na interioridade e na intimidade de nossa alma Deus nos encontra. O Deus vivo e verdadeiro se faz acessível através de seu amor pelos homens. Assim, torna-se possível esta união da alma do pecador com o Espírito de Deus, uma verdade que se dá no intimo, na dimensão do vinculo e do encontro. Uni não é fusão ou confusão. Não é panteísta, pois embora um comigo, De3us continua sendo o outro, o Deus Todo Poderoso.

Apesar da comunhão profunda com Deus, que nos torna “um” com ele (Jo 17:21), continuamos indivíduos, não somos absorvidos, mas entre eu e Deus continua havendo uma relação eu/tu, pessoa a pessoa. O teste sublime desta unidade é que, quanto mais eu sou um com Deus mais eu posso ser eu mesmo, verdadeiramente humano, vivendo a minha própria vida.

A espiritualidade cristã implica na alma apegada a Deus, isto é, passa do discurso lógico e racional para o discurso afetivo, o discurso do coração. Implica em entrega, em vulnerabilidade, em abandono na presença do Deus vivo. A biliba nos ensina a acerca de Maria como exemplo de fé. Quando ela diz: “aqui está a serva do Senhor, que assim se cumpra em mim conforme a tua palavra” (Lc 1:38), ela literalmente está dizendo: “eis aqui o meu útero, assim se cumpra em mim conforme a tua palavra”. Nesta vulnerabilidade, neste abandono nas mãos de Deus, Maria se entrega e se deixa “envolver pela sombra do Altíssimo” (Lc 1:34). Através desta presença fertilizadora de Deus, Maria se torna grávida de Jesus o Salvador de todos os homens.

Uma alma apegada a Deus significa esta disponibilidade,esta vulnerabilidade e abandono, para que a presença fertilizadora de Deus nos envolva e nos torne grávidos de boas obras, as quais ele de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2:10). (Pr. Américo da Silva – Presidente Comunidade Evangélica Yeshua e Projeto Social Sementes do Futuro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário